Turma 7 (2021/2023)
ALUNO | ORIENTADOR | DATA DA DEFESA | TÍTULO DO TRABALHO |
Claudiele Ribeiro Santos |
Francis Arthuso Paiva | 08/05/2023 | A LEITURA DE HISTÓRIAS DE VIDAS DE MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DE JOVENS DE SÃO SEBASTIÃO DO SACRAMENTO – MANHUAÇU-MG |
Fabiana Gomes Cortes Mol |
Elzimar Goettenauer de Marins Costa | 17/05/2023 | CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA: Reflexões na sala de aula sobre usos do português brasileiro |
Gabriela Vilela Andrade Costa |
Adriane Teresinha Sartori | 10/05/2023 | SER CIDADÃO: leitura de textos normativos e análise da realidade escolar em aula de língua portuguesa no ensino fundamental II |
Heliabe Xavier Nogueira |
Leiva de Figueiredo Viana Leal | 17/05/2023 | NARRATIVAS DE SI E DO OUTRO: UM PROJETO DE LETRAMENTO A PARTIR DA LEITURA E DA PRODUÇÃODE MEMÓRIAS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Maria Guimarães Gomes Otoni |
Francis Arthuso Paiva | 10/05/2023 | FORMAÇÃO DE CÍRCULO DE LEITURA E CLUBE DE LEITURA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA |
Renata Passos Freire Ferreira |
Elzimar Goettenauer de Marins Costa | 17/08/2023 | PRODUÇÃO DE ROTEIRO ESCRITO E VISUAL (STORYBOARD) DE JOGO DIGITAL SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL |
Sandra Daniele de Oliveira Campos |
Luciano Magnoni Tocaia | 15/05/2023 | A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM POR MEIO DO GÊNERO RELATO PESSOAL |
Solange Mara de Oliveira Lopes Santos |
Adriane Teresinha Sartori | 12/05/2023 | LEITURA DO GÊNERO PROPAGANDA E A TEMÁTICA DA MULHER NEGRA EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Turma 6 (2020/2021)
Turma 5 (2018/2019)
Turma 4 (2017/2018)
TURMA 3 (2016/2017)
TURMA 2 (2014/2016)
TURMA 1 (2013/2015)
ALUNO | ORIENTADOR | DATA DA DEFESA | TITULO TRABALHO |
DULCINÉIA LÍRIO CALDEIRA | ANTONIO AUGUSTO MOREIRA DE FARIA | 28/08/2015 | Ensino de crônicas, com trabalhadores personagens, auxiliado pela informática |
GLAYSSON EMMANUEL RODRIGUES ALEXANDRE | LUIZ FRANCISCO DIAS | 13/08/2015 | ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA COMPREENSÃO DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS A PARTIR DO DISCURSO DE DRÁUZIO VARELLA |
JULIANA MACHADO ANASTACIO SOUZA | LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ | 29/07/2015 | O uso do celular na escola: a implementação de um projeto de letramento nos anos finais do ensino fundamental |
LARISSA MENDES FIGUEIREDO GOMES | LUIZ FRANCISCO DIAS | 14/08/2015 | INTERDISCURSIVIDADE E MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO TEXTUAL: O ENSINO DO GÊNERO MANGÁ NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
LUCIMAR RODRIGUES DE OLIVEIRA | FRANCIS ARTHUSO PAIVA | 18/08/2015 | Jogo de Aventura Argumentativo Caça à Fortuna |
LUCÍOLA ZACARIAS MENDES | ADRIANE TERESINHA SARTORI | 31/07/2015 | UMA NOVA LEITURA PARA A TV BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MARIA MARTA DO CARMO | REGINA LÚCIA PÉRET DELL'ISOLA DENARDI | 28/08/2015 | ESTE TEXTO ME REPRESENTA: PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM REDES SOCIAIS |
MARCOS CELÍRIO DOS SANTOS | FRANCIS ARTHUSO PAIVA | 08/07/2015 | ENTRE CONTOS E HIPERCONTOS: uma proposta de trabalho integrado para o desenvolvimento dos multiletramentos |
MICHELLE NOGUEIRA LARA PRADO | DELAINE CAFIERO BICALHO | 02/07/2015 | ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO: Livro Didático e Atividades Sistemáticas |
ROBERTA GARCIA | LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ | 29/07/2015 | A retextualização como estratégia para o ensino de produção textual: de textos da mídia a contos policiais |
ROSALICE APARECIDA ENTREPORTES | LUIZ FRANCISCO DIAS | 14/08/2015 | A crônica numa abordagem multimodal |
SHIRLEY CRISTINA MIRANDA | ADRIANE TERESINHA SARTORI | 30/07/2015 | A INFLUÊNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA NA REVISÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |