Turma 2020/2021

ALUNO ORIENTADOR DATA DA DEFESA TÍTULO DO TRABALHO

Allyson Mendes Rosa

Francis Arthuso Paiva 16/08/2021 A ESCRITA COLABORATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS: o uso da ferramenta wiki como prática de letramento digital com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II

Antonieta Aparecida Lima Ciara

Luiz Francisco Dias 08/10/2021 A ESCRITA DE CRÔNICAS PARA DIVULGAÇÃO EM RÁDIO: uma proposta de estímulo à produção textual

Carla do Carmo Pinto

Adriane Teresinha Sartori 17/12/2021 PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM AUTOBIOGRAFIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Elizabete Alves Santana Depollo

Regina Lúcia Péret Dell'Isola Denardi 30/10/2020 Narrativa de Aventura no Ensino Fundamental I: Letramento Literário aliado ao Podcast

Elizabete Ferreira da Silva

Francis Arthuso Paiva 18/05/2021 LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de sequência de atividades de leitura de infográficos digitais

Grasiela Aparecida Coutinho

Elzimar Goettenauer de Marins-Costa 16/12/2021 PROJETO DE OFICINAS LITERÁRIAS: um olhar para a sala de aula

Hermano Henrique de Oliveira

Leiva de Figueiredo Viana Leal 16/12/2021 AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DIALÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA E FORA DELA

Jian Henrique Fernandes do Carmo

Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes 10/09/2021 ORTOGRAFIA REFLEXIVA EM AMBIENTES DIGITAIS: PROPOSTAS DE ENSINO

José Geraldo Pereira de Jesus

Daniervelin Renata Marques Pereira 18/08/2021 UMA VIAGEM PELAS LINGUAGENS: PROPOSTA DIDÁTICA DE LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Laiz Soares Shakespeare Pereira

Cristiano Silva de Barros 15/12/2021 A CONTRIBUIÇÃO DA(S) POESIA(S) URBANA(S) PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO FUNDAMENTAL II

Leandro de Paula Santos

Leandro Rodrigues Alves Diniz 24/02/2021 UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Luciana Silva Amaro

Evaldo Balbino da Silva 28/06/2021 A aldravia e o hiperlink na construção de identidades literárias

Magna Angélica Oliveira Rodrigues

Antônio Augusto Moreira de Faria 29/11/2021 RÁDIO ESCOLAR: práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos

Rosa Maria Saraiva Lorenzin

Evaldo Balbino da Silva 29/11/2021 A formação extemporânea do leitor de literatura: O romance Éramos seis e o trabalho proletário
Rosenice Guimarães Cordeiro Jairo Venício Carvalhais de Oliveira 29/11/2021 LEITURA DE REPORTAGENS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM: uma proposta de ensino sociointeracionista

Sildilene Batista Lamim Oliveira

Evaldo Balbino da Silva 08/07/2021 O ESCARAVELHO DO DIABO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Suzana Junia Amorim Cesar Epifanio

Elzimar Goettenauer de Marins-Costa 17/12/2021 NARRATIVAS DE VIDA: UM PROJETO DE LETRAMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tatiane Andrade Salles

Luciano Magnoni Tocaia 10/03/2021 O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM RELACIONADAS À LEITURA E À PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS

Telma Sales Nogueira da Silva

Cristiano Silva de Barros 16/12/2021 SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Thadeu Menezes Pinto

Evaldo Balbino da Silva 17/06/2021 Tal como em um baile de máscaras: o terror de Edgar Allan Poe e João do Rio como um recurso de incentivo à leitura literária em sala de aula

Thiago Robson dos Santos

Leiva de Figueiredo Viana Leal 13/12/2021 O GÊNERO DISCURSIVO MEME – DAS ORIGENS À LIQUIDEZ: um recorte conceitual e analítico para o estudo e ensino de Língua Portuguesa em sala de aula

 

 

 Turma 2018/2019

ALUNO ORIENTADOR DATA DA DEFESA TÍTULO DO TRABALHO
Ernani Duarte Nunes Leiva de Figueiredo Viana Leal 23/09/2020 IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS COMO PROTAGONISMO SOCIAL: uma proposta alternativa para o Ensino Fundamental
Belo Horizonte
2020
Fábio Moreira de Carvalho Luiz Francisco Dias 27/02/2020 O PAPEL DO FOTOJORNALISMO NA COMPREENSÃO DO
GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM O
ENSINO DE LEITURA EM UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
Gilmar Pereira Batista Leiva de Figueiredo Viana Leal 17/02/2020 SUMARIZAR RESUMINDO POR MEIO DE NOVOS TEXTOS EM PRÁTICAS
ENUNCIATIVAS COTIDIANAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA
HIPERMODERNIDADE
Gisella Nogueira de Souza Francis Arthuso Paiva 17/07/2020 MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE FOTORREPORTAGENS NO ENTORNO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALCIDA TORRES
Giuliano César dos Santos Adriane Teresinha Sartori 13/08/2020 SABER DIREITO: leituras e escritas a partir do ECA no ensino fundamental II
Jéssica Estevão Ribeiro Evaldo Balbino da Silva 30/09/2020 A RETEXTUALIZAÇÃO DE CRÔNICAS PARA MEMES
COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS
Laura Alves Moreira Marcelo Chiaretto 28/02/2020 Corpo e palavra: ouvir, ver e sentir o poema no Ensino Fundamental II
Lucas Francisco Ferreira de Oliveira Luciano Magnoni Tocaia 29/11/2019 A RESENHA CRÍTICA DE FILME NO ENSINO FUNDAMENTAL II: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO
Márcia Viana Boy de Oliveira Julio César Vitorino 13/02/2020 DESENVOLVENDO A HABILIDADE DE LEITURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE
INFERÊNCIAS
Maria Tereza Rocha de Oliveira Leiva de Figueiredo Viana Leal 15/10/2020 A DESCONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS DE ÓDIO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO REFLEXIVO NA ESCOLA
Michel Martins Lacerda Diogo Leandro Rodrigues Alves Diniz 28/11/2019 A LEITURA CRÍTICA DE NOTÍCIAS FALSAS NA INTERNET: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natália Paiva Fernandes Adriane Teresinha Sartori 30/09/2020 A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL:
da leitura crítica à produção autônoma
Soraia Aparecida de Pinho Cunha Ferreira Antônio Augusto Moreira de Faria 28/02/2020 HABILIDADES INFERENCIAIS
NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR:
um trabalho com o gênero “tirinha”
Valdinéia da Penha Rhodes Elzimar Goettenauer de Marins-Costa 28/02/2020 A INFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DE CHARGES
Valdirene Batista da Costa Lage Luiz Antônio dos Prazeres 30/09/2020 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESUMO ESCOLAR POR MEIO DE RETEXTUALIZAÇÃO DE ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFCA

 

 

Turma 2017/2018

ALUNO ORIENTADOR DATA DA DEFESA TÍTULO DO TRABALHO
Aline Cristiana Ferreira Adriane Teresinha Sartori 15/02/2019 Letramento digital: o celular como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades de leitura de charges
Angélica Natalia Ferreira Gonçalves Leandro Rodrigues Alves Diniz  21/02/2019   Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar
Ariádine Zacarias de Sousa Jose Olimpio de Magalhaes 18/02/2019 Do oral para o escrito na escola: uma forma de ensinar a compreender dois sistemas de expressão da Língua Portuguesa
Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos Luciano Magnoni Tocaia 20/02/2019 Ouvir para escrever, escrever para contar: a produção de contos populares por meio de uma sequência didática
Cristiane Dias Gonçalves de Paula Leiva de Figueiredo Viana Leal 20/02/2019 A formação do leitor literário e a dinamização da biblioteca escolar
Fabiana Cândida Borges Antonio Augusto Moreira de Faria 14/02/2019 Transversalidade no Ensino Fundamental de Língua Portuguesa: Representações da Mulher Trabalhadora em Canções Brasileiras

Guilherme Fernandes Nicácio

Leiva de Figueiredo Viana Leal 20/02/2019 O letramento em cultura da informação como direito à formação cidadã
Ivanildo Antônio de Souza Adriane Teresinha Sartori 22/02/2019 Argumentação: uma abordagem a partir da produção escrita de alunos de comunidades rurais de Itabira
Levi Rosa de Campos Luiz Antônio dos Prazeres 09/07/2019 Estratégias de leitura na compreensão de artigos de opinião
Mariotides Gomes Bezerra  Adriane Teresinha Sartori  21/02/2019

Leitura e Liberdade – o texto literário na escola socioeducativa

Mônica Brandão Luciano Magnoni Tocaia 03/12/2018 Leitura e Produção de texto no Ensino Fundamental: Uma proposta de sequência didática para o gênero textual narrativa de enigma
SARAH SATSUKI OLIVEIRA NAKANO Marcelo Chiaretto 22/02/2019 Cantos e contos do  reinado:
o acesso ao texto literário por meio das memórias da cultura Afro-Brasileira
Valdiene Aparecida Gomes Francis Arthuso Paiva 27/06/2019 PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LETRAMENTO: O ensino de gêneros discursivos da esfera científica no Ensino Fundamental II 
Verônica Vitória de Oliveira Silva Luiz Antônio dos Prazeres 09/07/2019 Booktube: a resenha literária como estratégia para o letramento literário
Vildete Gomes Pereira Julio Cesar Vitorino 14/02/2019 A leitura literária e a formação do leitor proficiente
       

 

 

TURMA 2016/2017

ALUNO   ORIENTADOR   DATA DA DEFESA    TÍTULO DO TRABALHO 
Bianca Amaral da Cunha Antonio Augusto Moreira de Faria 27/02/2018 DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA:  DO PERSONAGEM CHICO BENTO AO TEMA TRANSVERSAL  ‘TRABALHO’ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Camila Emanuele de Oliveira Abreu Leandro Rodrigues Alves Diniz 28/02/2018 Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Cláudia Ribeiro Rodrigues Elzimar Goettenauer de Marins Costa 07/02/2018 INFOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE LEITURA E DE ESCRITA DE TEXTOS MULTIMODAIS
Cristiane Macieira de Souza Delaine Cafiero Bicalho 08/02/2018 Estratégias de leitura para o ensino de fábulas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental
Desirê Adrienne Oliveira Gonçalves Marcelo Chiaretto 27/02/2018 ALUNO-AUTOR: a aprendizagem da leitura e escrita a partir de narrativas de mistério
Elaine Aparecida de Oliveira Assunão Edson Santos de Oliveira 23/02/2018 POESIA E MÚSICA COMO APRIMORAMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabrício Vieira de Moura Evaldo Balbino da Silva 03/08/2018 Diálogos (inter-) pessoais na escola: um percurso de escrita significativa de histórias de vida
Flávia Elisa Vargas Chamon Elzimar Goettenauer de Marins Costa 08/02/2018 A vivência da escrita na carta de leitor: possibilidade de prática social pela linguagem
Geizielle Nathália França Athouguia Luiz Francisco Dias 28/06/2018 POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE POR MEIO DA TRANSPOSIÇÃO DO GÊNERO RESENHA PARA GÊNERO VIDEOCAST
Gillienne Guimarães Garcia Luiz Francisco Dias 26/02/2018 A LINGUAGEM ONLINE A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E DISCURSIVA DO ALUNO
Liliane Francisca Batista Regina Lucia Peret Dell Isola Denardi 16/02/2018 A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
Luciana Aparecida de Paula Silva  Cristiano Silva de Barros  23/02/2018

LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A ADAPTAÇÃO DOS CLÁSSICOS COMO ETAPA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

CADERNO DE ATIVIDADES

Márcia Cristina Pereira dos Santos  Cristiano Silva de Barros  27/02/2018 Análise do desenvolvimento da oralidade através da contação de textos literários
Maria Suely Teixeira Avelar Regina Lúcia Péret Dell'Isola Denardi 03/08/2018 A Exposição Oral: o que propõem os livros didáticos de Língua Portuguesa para   aprimorar o discurso oral dos alunos do Ensino Fundamental II?
Silvana Aparecida Batista e Almeida Evaldo Balbino da Silva 04/07/2018 A RESENHA LITERÁRIA AUDIOVISUAL NO BOOKTUBE: análise de uma experiência com o Ensino Fundamental - Anos Finais
Simone Albino da Silva Santos  Julio Cesar Vitorino  27/02/2018 A vez e a voz dos adolescentes: articulando a capacidade discursiva oral com a capacidade discursiva escrita

 

 

TURMA 2014/2016

ALUNO ORIENTADOR

DATA DA
DEFESA

TITULO TRABALHO
ADRIANA APARECIDA DA SILVA CARDOSO DELAINE CAFIERO BICALHO 25/10/2016 ENSINO DE LEITURA: O PAPEL DA IMAGEM NA COMPREENSÃO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
ANDRÉ LUIZ AMANCIO DE SOUSA EDSON SANTOS DE OLIVEIRA 30/11/2016 LITERATURA AFRO-BRASILEIRA:PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANGÉLICA MACIEL COELHO FRANCIS ARTHUSO PAIVA 26/10/2016 PORTAL JORNAL ESCOLAR: análise crítica de uma proposta de ensino do gênero Artigo de Opinião para o Ensino Fundamental
CRISTINA SANTOS DA CONCEIÇÃO RAMOS ANTONIO AUGUSTO MOREIRA DE FARIA 29/12/2016 O "RAP" NA SALA DE AULA, UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA
DANIELA CRISTINA SALES PORTELA LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL 21/11/2016 A construção discursiva da argumentação em sala de aula: uma proposta de jogo digital como ferramenta de ensino-aprendizagem
DASSAYELLE MONTEIRO DIAS DELAINE CAFIERO BICALHO 21/12/2016 PROJETO DE LETRAMENTO NA ESCOLA:possibilidade para ampliar a participação social dos alunos por meio de práticas de escrita
DENIS PEREIRA DE ANDRADE DELAINE CAFIERO BICALHO 24/10/2016 A habilidade de inferir humor em tirinhas: o papel da mediação e da sistematização de atividades
ELIZETE RAIMUNDA PEREIRA LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ 09/11/2016 Estratégias de leitura de textos de História em aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no Ensino Fundamental"
GIRLENE RODRIGUES DE SOUZA ADRIANE TERESINHA SARTORI 16/11/2016 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISES E PRÁTICAS COLABORATIVAS
KÁTIA CRISTINA DE OLIVEIRA TORRES LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL 25/11/2016 Experiências narrativas: Fanfics a partir do suspense de um conto
KLEBER MAZIONE LIMA FERREIRA MARCELO CHIARETTO 25/10/2016 A PALAVRA PELAS PALAVRAS: O haicai como acesso ao texto literário
MICHELE PEREIRA DOS SANTOS FRANCIS ARTHUSO PAIVA 29/11/2016 A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS EM TEXTOS FICCIONAIS: Contos de terror
NÁDIA DO ROSÁRIO DUARTE ADRIANE TERESINHA SARTORI 16/11/2016 Retextualização do gênero entrevista: refletindo sobre os usos da língua materna
PAULA HELENA GOULART RODRIGUES MARCELO CHIARETTO 18/10/2016 O LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA ASCENSÃO DA ESCOLA PÚBLICA COMO MEDIADORA DA CULTURA LETRADA
RENATA DE ABREU E SILVA OLIVEIRA LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ 09/11/2016 A leitura do gênero charge e o combate ao bullying em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental
SANDRA REGINA AMBROZIO ADRIANE TERESINHA SARTORI 17/11/2016 Escrita em meios digitais: uma experiência com Facebook no Ensino Fundamental
SÉRGIO JOSÉ BATISTA GOMES LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL 25/11/2016 O TEXTO MULTIMODAL E SUAS FORMAS DE APREENSÃO: DA NARRATIVA IMPRESSA À NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA

 

 

TURMA 2013/2015

ALUNO ORIENTADOR DATA DA DEFESA TITULO TRABALHO
DULCINÉIA LÍRIO CALDEIRA ANTONIO AUGUSTO MOREIRA DE FARIA 28/08/2015 Ensino de crônicas, com trabalhadores personagens, auxiliado pela informática
GLAYSSON EMMANUEL RODRIGUES ALEXANDRE LUIZ FRANCISCO DIAS 13/08/2015 ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA COMPREENSÃO DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS A PARTIR DO DISCURSO DE DRÁUZIO VARELLA
JULIANA MACHADO ANASTACIO SOUZA LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ 29/07/2015 O uso do celular na escola: a implementação de um projeto de letramento nos anos finais do ensino fundamental
LARISSA MENDES FIGUEIREDO GOMES LUIZ FRANCISCO DIAS 14/08/2015 INTERDISCURSIVIDADE E MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO TEXTUAL: O ENSINO DO GÊNERO MANGÁ NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LUCIMAR RODRIGUES DE OLIVEIRA FRANCIS ARTHUSO PAIVA 18/08/2015 Jogo de Aventura Argumentativo Caça à Fortuna
LUCÍOLA ZACARIAS MENDES ADRIANE TERESINHA SARTORI 31/07/2015 UMA NOVA LEITURA PARA A TV BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA MARTA DO CARMO REGINA LÚCIA PÉRET DELL'ISOLA DENARDI 28/08/2015 ESTE TEXTO ME REPRESENTA: PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM REDES SOCIAIS
MARCOS CELÍRIO DOS SANTOS FRANCIS ARTHUSO PAIVA 08/07/2015 ENTRE CONTOS E HIPERCONTOS: uma proposta de trabalho integrado para o desenvolvimento dos multiletramentos
 MICHELLE NOGUEIRA LARA PRADO  DELAINE CAFIERO BICALHO  02/07/2015  ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO: Livro Didático e Atividades Sistemáticas
ROBERTA GARCIA LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ 29/07/2015 A retextualização como estratégia para o ensino de produção textual: de textos da mídia a contos policiais
ROSALICE APARECIDA ENTREPORTES  LUIZ FRANCISCO DIAS  14/08/2015 A crônica numa abordagem multimodal
SHIRLEY CRISTINA MIRANDA ADRIANE TERESINHA SARTORI 30/07/2015 A INFLUÊNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA NA REVISÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Outros Programas