Comunicamos que a partir do dia 30 de janeiro de 2024 a Coordenação do PROFLETRAS não utilizará mais o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., tendo em vista a recomendação da UFMG para a utilização de e-mails institucionais que sejam próprios da Universidade. Sendo assim, solicitamos que todos os e-mails direcionados à Coordenação do Programa sejam endereçados à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFMG já possui a definição dos dias e horários das aulas da turma 10, com ingresso no primeiro semestre de 2024 (veja o quadro abaixo). As aulas ocorrem semanalmente, de forma presencial.

Disciplina

Dia e Horário

LET 823-A

TEXTO E ENSINO

Quinta-feira

14h às 17h40min.

Prof. Henrique Leroy

LET 846-A ELABORAÇÃO DE PROJETOS Sexta-feira

08h às 11h40min.

Profª. Leiva Leal

LET 824-A

LITERATURA E ENSINO

Sexta-feira

14h às 17h40min.

Profª. Luiza Chaves

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional publicou o Edital com as informações sobre a realização do Exame Nacional de Acesso. O Exame será regido pelo Edital 001/2023 e será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa e para a melhoria da qualidade do ensino no País.

O PROFLETRAS é um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Ele é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

IMPORTANTE: As aulas no PROFLETRAS/UFMG (Instituição Associada) são presenciais e ocorrem às quintas-feiras, tarde, e sextas-feiras, manhã e tarde.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam a todos os seguintes requisitos:

1. Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação em português, devidamente registrado no Ministério da Educação.
  2. Estar ministrando aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.
  3. Ser professor, efetivo ou não, de Língua Portuguesa, na rede pública de ensino.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 06 de setembro até as 23h59min do dia 01 de outubro de 2023, observando o horário local de Brasília.

As provas serão aplicadas no dia 29 de outubro de 2023, nos municípios sedes das instituições participantes do PROFLETRAS.

O edital com todas as informações está disponível no link: EDITAL Nº 001/2023 - EXAME NACIONAL DE ACESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS

Informamos que o atendimento presencial na Secretaria do PROFLETRAS está sendo realizado por meio de agendamento prévio, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., nos seguintes dias e horários:

Segundas-feiras e  Quartas-feiras: das 09h00 min. às 11h00 min.

Terças-feiras e Quintas-feiras: das 13h30 min. às 16h30 min.

Sextas-feiras: das 09h00 min. às 12h00 min.

A COMPERVE publicou recentemente os resultados das provas objetivas e discursivas do Edital 001/2022. Até o momento, o PROFLETRAS Nacional e a organizadora não divulgaram o resultado final, onde consta a lista dos classificados e as instruções para a realização da matrícula.

Você pode acessar os resultados disponíveis no site da COMPERVE pelo link: http://comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202201/informacoes.php

Outros Programas