Apresentação do Programa

O Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, aprovado pela CAPES com nota 4, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação strito sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional.

O Profletras tem uma área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: Teoria da linguagem e ensino: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

O programa de mestrado profissional visa a capacitação de docentes com objetivo de proporcionar o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita.

Notícias

SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROFLETRAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2022

A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS torna público o Processo Seletivo para a solicitação de matrícula na categoria de Aluno Especial de Pós-Graduação, para o 2º semestre letivo de 2022.

As disciplinas serão ofertadas na Faculdade de Letras da UFMG, no período de 22/08/2022 a 23/12/2022, na modalidade semipresencial. Serão duas disciplinas que ofertarão vagas para alunos especiais: "Gramática, Variação e Ensino" e "Texto e Ensino".

O edital completo está disponível no link: EDITAL PROFLETRAS/UFMG 001/2022

CICLO DE PALESTRAS PROFLETRAS

Para dar início ao novo projeto do PROFLETRAS-UFMG, a primeira palestra será proferida por Luiza Santana Chaves, no dia 19/05/2022, às 19:30.

 

ProfLetras incentiva a formação continuada de professores

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, a CAPES traz histórias de egressos do programa que continuaram os estudos no doutorado.

Confira a matéria publicada no portal da CAPES: DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Outros Programas