Apresentação do Programa

O Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, aprovado pela CAPES com nota 4, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação strito sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional.

O Profletras tem uma área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: Teoria da linguagem e ensino: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

O programa de mestrado profissional visa a capacitação de docentes com objetivo de proporcionar o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita.

Notícias

COMUNICADO - Suspensão do Exame Nacional 2019

COMUNICADO

 

Comunicamos que, devido a suspensão temporária de financiamento, não teremos seleção nacional de novos mestrandos do Profletras para ingresso em 2020. Tal medida deve-se a um volume considerável de processos judiciais ajuizados por ex-alunos do Profletras, hoje mestres, requerendo ressarcimento de cotas de bolsas, supostamente, não pagas.

 

Esclarecemos que a incerteza quanto ao montante a ser pago, via judicial, a esses ex-alunos pela CAPES/PROEB, afetou diretamente a entrada de novos alunos, uma vez que nos deixou em uma situação crítica de financiamento, junto ao órgão de fomento do Programa que necessita reavaliar o impacto dos custos judiciais a fim de dar continuidade ao financiamento.

 

Por fim, estamos envidando esforços para que essa situação se resolva da melhor forma possível e para que possamos continuar, nos próximos anos, contribuindo para o aprimoramento da formação do professor da rede pública de ensino, oferecendo um mestrado profissional de qualidade e lutando por uma educação pública e gratuita.

 

 

 

Natal/RN, 26 de junho de 2019.

 

Oferta de disciplinas para o primeiro semestre de 2019

Por meio deste venho a tornar publico a oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2019: Oferta de Disciplinas.

Outros Programas