Diálogos entre a universidade e a escola: contribuições do Profletras

 

Com o apoio da Faculdade de Letras da UFMG, apresentamos o e-book “Diálogos entre a universidade e a escola: contribuições do Profletras” em comemoração aos dez anos do Programa, que oferece formação profissional a professores de Língua Portuguesa em atuação em escolas públicas. Um dos aspectos mais importantes de um programa de pós-graduação dessa natureza é articular seus principais objetivos ao contexto específico de atuação dos(as) mestrandos(as) que nele ingressam: a Educação Básica é a referência do Profletras, e isso significa um diálogo necessário e oportuno entre universidade e escola.

Link de acesso: https://profletras.letras.ufmg.br/arquivos/dialogos_universidade%20[ebook]_organizadores.pdf

 

Cenas e acenos do ensino de Língua Portuguesa na escola

 
No capítulo "Uma proposta didática para letramento cinematográfico no ensino fundamental", os autores José Geraldo Pereira de Jesus e Daniervelin Pereira apresentam uma pesquisa direcionada ao desenvolvimento de multiletramentos, realizada por meio de sete oficinas que objetivaram inserir os estudantes no universo cinematográfico, explorando as diferentes linguagens: imagética, sonora e verbal. Eles desenvolvem a proposta do letramento cinematográfico, considerando a leitura dos gêneros sinopse, capa de DVD, trailer e produção de uma videorresenha, sem esquecer da oralidade. O capítulo é parte do livro "Cenas e acenos do ensino de Língua Portuguesa na escola", que apresenta pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). A coletânea é composta por sete capítulos provenientes de cinco distintas universidades, com diferentes abordagens para o ensino de linguagem na escola. Link de acesso: https://www.editora.unimontes.br/cenas-e-acenos-do-ensino-de-lingua-portuguesa-na-escola/

Outros Programas